10/11/2008

A saúde do profissional da dança

Para assinalar a abertura do Curso de Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, a Direcção da Escola Superior de Dança convida todos os interessados a assistirem a uma prelecção subordinada ao tema ‘A Saúde do Profissional de Dança’, e dirigida a todos os que estejam, ou tenham estado directamente ligados à prática da dança.

O prelector, Prof. Doutor Luís Xarez Rodrigues, é doutorado em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, pela Universidade Técnica de Lisboa. Lecciona, desde 1988, nos cursos de Licenciatura em Dança e em Ciências do Desporto, da FMH. É regente da disciplina ‘Fundamentos do Treino em Dança’ e foi professor convidado de diversos cursos de Mestrado e pós-graduações realizadas naquela Faculdade, em Nice, e nas Universidades de La Laguna, em Tenerife, e La Coruña. Autor do CD-Rom Dança na Escola, premiado no X Concurso de software educacional Nónio – Século XXI, tem apresentado comunicações e orientado workshops, em temáticas ligadas ao treino e à saúde dos praticantes de dança, nomeadamente nos mais recentes congressos anuais da IADMS. No presente ano de 2008, foi responsável por palestras em congressos no Colorado – da Performing Arts Medicine Association – e em Dresden – da Tanz Medizin Deutschland.

A incidência de lesões, em dança, é muito elevada, e uma esmagadora percentagem desses problemas são de cariz crónico, deixando marcas, não apenas nos profissionais, como também nos pré-profissionais e nos ex-bailarinos. A partir deste mote, o Prof. Doutor Luís Xarez Rodrigues abordará temas que pretendem identificar os tipos de lesões, mas igualmente os factores que poderão contribuir para o seu aparecimento. Por outro lado, serão analisados componentes e princípios gerais de treino, exemplos do dispêndio energético em dança e os problemas do treino excessivo.
..............................................................

4ª feira, 12 de Novembro de 2008, às 16h30
Na Escola Superior de Dança
Rua de O Século, 89-93
1200 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário