25/11/2008

QUICK SILVER de Ko Murobushi



Ko Murobushi é um dos mais conhecidos e aclamados artistas de butô do mundo e é reconhecido no Japão como o principal herdeiro da versão original do Butô de Hijikata.
................................................

INTEGRADO NO CICLO MISHIMA, UM ESBOÇO DO NADA
CCB, Lisboa, 28 e 29 Nov 2008 - 21:00
M/12 ANOS
PEQUENO AUDITÓRIO - SALA EDUARDO PRADO COELHO


O acto fundador da dança butô (ou dança das sombras) foi um espectáculo apresentado em 1959, em Tóquio, pelo coreógrafo Tatsumi Hijikata. Chamava-se Cores Proibidas (título de um romance de Mishima) e contou com a colaboração e textos do autor de Confissões de uma Máscara. Ko Murobushi foi aluno, no final da década de sessenta, de Tatsumi Hijikata.

Ko Murobushi apresentou pela primeira vez “quick silver” no seguimento de “Edge”, em Novembro de 2005, como um work-in-progress no Festival Kazuo-Ohno no armazém BankART NYK. Depois de concluída, a peça foi estreada em die pratze em Azabu, Tóquio, tendo sido recebida com grande aclamação da crítica e do público, muito se ficando a dever ao trabalho único de Murobushi e à forte emoção transmitida pelo butô. Em finais de Junho de 2006, Murobushi foi convidado a apresentar “quick silver” no Festival Bienal de Dança de Veneza, Itália. Anunciada como a performance cabeça-de-cartaz do festival, a peça recebeu mais uma vez excelentes elogios, difundidos pelos mais diversos meios de comunicação.

KO MUROBUSHI
Na década de sessenta, Ko Murobushi estudou com Tatsumi Hijikata, o coreógrafo japonês fundador do butô, uma inovadora técnica de movimento. Em 1974, Ko fundou a companhia feminina de butô Ariadone e dois anos mais tarde o grupo exclusivamente masculino Sebi, e foi com a co-produção entre estes dois grupos Le Dernier Eden – Porte de L’Au-de-La, estreada em 1978 em Paris com enorme sucesso, que Ko despertou o interesse dos europeus para o butô. Desde então o seu trabalho prosseguiu aliando a vontade de aprofundar a ligação às raízes japonesas com a abertura para integrar no butô influências de todo o mundo. Ko Murobushi tem participado em inúmeras co-produções internacionais, apresentando espectáculos e recebendo prémios em todo o mundo. Em 2003 fundou a sua companhia Ko&Edge com três jovens bailarinos japoneses.

Divulgação extraída de:

Sem comentários:

Enviar um comentário