19/11/2008

Reflexo condicionado

"No final do século XIX e no início do século XX, um fisiologista russo chamado Ivan Pavlov (1849-1936), ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas científicas da actualidade: o reflexo condicionado. Foi uma das primeiras abordagens realmente objectivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia científica, acoplando-a à neurofisiologia."
"A experiência clássica de Pavlov é aquela do cão, a campaínha e a salivação à vista de um pedaço de carne. Sempre que apresentamos ao cão um pedaço de carne, a visão da carne e sua olfacção provocam salivação no animal. Se tocarmos uma campaínha, qual o efeito sobre o animal? uma reacção de orientação. Ele simplesmente olha, vira a cabeça para ver de onde vem aquele estímulo sonoro. Se tocarmos a campaínha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao cão, e fizermos isso repetidamente, depois de certo número de vezes o simples tocar da campaínha provoca salivação no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. A campaínha torna-se um sinal da carne que virá depois. Todo o organismo do animal reage como se a carne já estivesse presente, com salivação, secreção digestiva, motricidade digestiva etc. Um estímulo que nada tem a ver com a alimentação, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificações digestivas."
Extraído de: http://www.cerebromente.org.br/

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As pernas e os braços, os movimentos e imobilidades, o pescoço e as mãos, as inclinações e procuras, a pele... e o olhar... o cheiro e a temperatura, e a voz... tantos atributos, os do corpo... todos "manipulados", em certa medida, pelo espírito. E pelos outros corpos... e os espíritos dos outros corpos...

Assegurar o prazer espiritual antes ou em simultâneo do prazer corporal conduz à consciencialização de ambos sem comprometer o carácter individual ou de grupo, a espontaneidade, o impulso criativo e artístico.
Imagens: J.A.
Aula aberta de Tai Chi e Chi Kung, no Dia Mundial da Dança 2008, em Castelo de Vide

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