16/09/2011

A redescoberta das orelhas!


É verdade... Na oficina de dança criativa de 25 de Agosto, no INATEL de Castelo de Vide, cerca de 48 turistas seniores redescobriram as suas orelhas!

A dança criativa, integrada num trabalho de consciência e expressão corporais, proporciona a redescoberta do corpo no seu todo e de cada uma das suas partes.

Equilíbrio e desequilíbrio, peso e leveza, rapidez e lentidão, e tantas outras sensações experimentadas que facilitam a nossa relação com nós próprios, com os outros e com os espaços por onde passamos e vivemos.

Em várias ocasiões foi questionado por diversos participantes o porquê de nunca antes terem experimentado este tipo de trabalho (nem quando crianças...!), tratando-se de algo tão elementar e fundamental para a construção do indivíduo e do grupo. É imperativo esclarecer que, desde os anos 60, em muitos países incluindo Portugal, este tipo de trabalho foi desenvolvido sim, mas para grupos restritos, sem nunca ter sido efectivada a sua real implementação em plataformas educativas verdadeiramente abrangentes.

Oxalá que este momento de mudança e alteração inevitável de valores, seja também o momento em que a consciência corporal, a expressão da criatividade humana e o espaço para os seus desenvolvimentos, entrem nas prioridades para uma sociedade melhor, mais saudável e mais feliz.
Imagem: Susana Gonçalves (Animadora)

Sem comentários:

Enviar um comentário