15/03/2023

Horta, Arte e Alimentação

 




















A oficina de cozinha criativa pretende fomentar valores e sensibilidades em torno do prazer de partilhar uma mesa de refeição, na multiplicidade de emoções e sensações que este ato social pode e deve proporcionar.

O ciclo do alimento começa na sua produção, na horta, que é já por si só um ato social, cívico e estético. Esta proposta está no passo seguinte, tomando como fio condutor a conhecida máxima “os olhos também comem”, vamos desenvolver exercícios de expressão plástica na conjugação de alimentos chegados da horta, em função das cores, dos sabores, das formas, dos cheiros, das texturas, da sazonalidade e do equilíbrio nutritivo. Vamos descobrir como trazer os cinco sentidos para a mesa da refeição, através do trabalho de uma equipa de cozinheiros artistas que respeitam a Terra e o que ela nos dá!

A atividade desenvolve-se em 3 momentos sequenciais constituídos por exercícios práticos de expressão plástica: 1 - Realização de uma toalha de mesa coletiva, com recurso a tintas alimentares; 2 – Realização de travessas/pratos/recipientes para os alimentos, com recurso a materiais recicláveis diversos; 3 – Confeção da refeição, individualmente, em pares ou pequenos grupos e, como grande final, a refeição propriamente dita à volta da mesa/instalação artística.

“Comer com os olhos” é uma expressão muito usada cuja origem vim a descobrir que está num ritual fúnebre da Roma Antiga durante o qual apenas se olhava em silêncio um majestoso banquete oferecido aos deuses.

Lembro-me também desta outra, “os olhos também comem”, cuja origem desconheço mas que me leva sempre a esta ideia tentadora da Arte Culinária.

Outro fenómeno que sempre me fascinou é o da importância do espaço da cozinha como espaço social, na história da habitação.

Sugestão de visionamento:“ A Festa de Babette”, filme dinamarquês de Gabriel Axel, 1987, baseado num conto de Karen Blixen. https://youtu.be/H5w9skKcdnA


Oficina 1:        15 de Março - A toalha de mesa

A mesa é o lugar de honra para a partilha de uma refeição. Vamos valorizá-la criando a toalha da mesa, com recurso a uma grande folha de papel de cenário desenrolada e fixada nas mesas, que deverão estar arrumadas formando uma única longa mesa, como para um banquete, pincéis/trinchas e tintas fabricadas artesanalmente com alimentos diversos, para obtermos diferentes cores, como a beterraba, o espinafre, a curcuma ou o açafrão, o pó de caril, a amora, o café, etc. Os desenhos são livres, podem ser individuais mas com a consciência desperta para a construção colectiva da toalha.

Horário: 18:00 – 19:00

Local: Nave Mãe

Duração: 1 hora

Nº de participantes: mín: 8, máx: 16


Oficina 2:        12 de Abril – O prato recipiente 

A fabricação das travessas/recipientes para as nossas criações alimentares integram o processo, constituindo uma oportunidade de sensibilização à reciclagem, à importância da expressão plástica no quotidiano e na vida social e ao aproveitamento e transformação da matéria de modo a contribuir para a redução do lixo.

Horário: 18:00 – 19:00

Local: Nave Mãe

Duração: 1 hora

Nº de participantes: mín: 8, máx: 16


Oficina 3:        22 de Abril - O banquete

Um banquete é uma mesa de partilha. Uma mesa para um banquete pede uma toalha de mesa. A toalha de mesa é uma construção colectiva de um único suporte para diversas instalações individuais a partilhar. A criação colectiva é um trabalho árduo feito de vontade individual, concessão, descoberta do outro, humildade e partilha.

Temos mesa, temos toalha, temos recipientes, temos os alimentos e temos ideias. Agora é só fazer! Após uma breve conversa sobre a sazonalidade dos alimentos, vamos explorar os seus cheiros, sabores, texturas, cores e formas e, em equipas de dois ou três artistas cozinheiros, vamos projetar o nosso prato. Que alimentos queremos usar? Como vamos moldá-los e conjugá-los, que benefícios trarão aos nossos corpos, ao nosso pensar, à sociedade? Em que lugar da mesa vamos colocar a nossa travessa/suporte? Que instrumentos vamos precisar para trabalhar os alimentos?

Os pratos confeccionados durante a oficina constituirão o banquete no final da sessão.

É importante que os participantes que tragam o seu próprio copo, guardanapo e, se possível, um avental e um pano de cozinha.

Horário: 11:00 – 13:00

Local: Mercado Municipal de Portalegre

Duração: 2 horas

Nº de participantes: mín: 8, máx: 16


Sem comentários:

Enviar um comentário