31/07/2022

Estas meninas


 Sim, estas meninas! Porque são umas grandes mulheres que preservam com diligência as meninas que já foram, convocando-as para, paulatinamente e com grande humildade e sabedoria, partilharem com as crianças de Castelo de Vide a beleza da vida, a aventura da descoberta, o prazer da criatividade, a ARTE e a VIDA.

Hoje, como em anos precedentes, vou ter o privilégio de iniciar e partilhar com elas e com um grupo maravilhoso de crianças, mais uma residência artística Corpo_ Natureza, a IV!

Para quem possa imaginar que se trata de um "campo de férias", venho esclarecer que, sendo verdade que as crianças estão em férias escolares de Verão, esta pretende ser uma experiência de Educação Artística em comunidade. Vamos explorar o exercício da autonomia, da responsabilidade,  da escuta ativa, da criatividade, da construção colectiva, do respeito e atenção pelo lugar, pelo outro e pelo grupo, enfim… basicamente o exercício da vida em consciência. Tudo isto através de práticas de expressão artística que, por agora, ainda não sabemos onde nos levarão. 
Isto porque qualquer uma de nós as três, sentimos esta necessidade convicta de trabalhar assim, viver assim, educar e ser educadas assim. Um dia, a "Escola", hoje ainda herdada de um passado que já vai longe, será transformada em VIDA que só acontece uma vez e que nos nutre a alma e o corpo em plenitude.

Obrigada Susana Bicho e Susana Moura por estarem comigo nesta bela caminhada!  

Sem comentários:

Enviar um comentário